Talk about: Afro Woman

sábado, 22 de agosto de 2009

Eu sou filha de caboverdianos e nasci em Portugal. Mas só a cerca de 2 anos que sou Portuguesa devido a burocracias, que acredito que são "estúpidas".

Mas é uma situação que já esta ultrapassada, porque tive de pagar para ser Portuguesa como todos os filhos de africanos que nascem em Portugal.
Mas tenho de vos contar apenas uma situação caricata que me aconteceu.

Quando fui fazer a inscrição da faculdade perguntei na secretária o que era necessário entregar para pedir Bolsa de estudo. O que ela referiu é que eu não poderia solicitar porque não era Portuguesa e ai decidi vou mesmo mudar a nacionalidade (até a data nunca tive pressa), fui colocar a documentação necessária e fiquei a aguardar.

Um ano depois recebo uma chamada do SEF (Serviços Estrangeiros e Fronteiras) a solicitar o registo criminal de Cabo-verde. Não imaginam a minha reacção, fiquei estúpida e respondi: "Como pode verificar nasci em PORTUGAL, e já entreguei o registo criminal de cá", tendo ele respondido, mas como já foi uma vez a Cabo-verde (nem fiquei 15 dias), vai ter de entregar o registo criminal de Cabo-verde.

E eu OK...Pedi mas nunca entreguei. Quatro anos depois recebo uma carta a dizer Naturalização concedida. Agora digam porquê? Já estava no último ano da faculdade e já não dava para solicitar Bolsa.

Isto tudo para dizer o que quando era mais nova não acreditava que ainda existia muito perconceito, principalmente quando queres assumir um estatuto, uma profissão reconhecida falo de quadros médios/superiores.


Possivelmente porque sempre fui a única preta/negra (como quiserem) na creche, escola, faculdade. Nunca tive muitos colegas africanos, então encarava a vida futura um pouco mais cor-de-rosa, porque os meus colegas sonhavam e eu acompanhava o sonho deles, também gostaria de ter um profissão com um bom ordenado e por ai em diante.

Mas agora que acabei o curso comecei a ver as coisas de outra forma, com outros olhos.

Por exemplo, em Portugal ainda é dificil encontrares um "Black/Brown Skin" em cargos de média e grande responsabilidade (gerência, administradoress, directores etc.)


Eu quando terminei o curso fui para Inglaterra para fazer um curso intensivo de Inglês, quando regressei com várias expectativas, fui a várias entrevistas para a minha área de formação e nenhuma delas terminou como eu queria: ESTA CONTRATADA!

Não posso culpabilizar por completo a cor da pele, mas tendo em conta vários factores. Coloco essa questão. Será que não me contrataram por causa da cor da pele? Até pode ser que não, mas essa dúvida irá pairar sempre pelo meu pensamento.

Por essa razão é que durante a semana que passou, coloquei algumas questões ás "afro woman" que andam por ai a blogar. :)

Gostaria de saber qual é a opinião das "Afro Woman" relativamente a influência da cor da pele na hora de encontrar emprego.

Perguntas ... colocadas

  1. Será que a cor da pele influencia na hora de encontrar um emprego?
  2. Já aconteceu não seres contratada por ser negra?
  3. Já fostes vitima de racismo?
  4. Como te sentes por ser MULHER e NEGRA?

Kika Make-up


1.Será que a cor da pele influencia na hora de encontrar um emprego? Acredito que sim, pois mesmo que não esteja escrito em letras garrafais, basta olhar o numero de negros e relação ao numero de "brancos" nas grandes empresas ( cargos superiores de chefia, gerência), nos grandes escritórios. Mas esta diferença não se dá apenas pela cor da pele, influencia muito o fato dos negros ainda não conseguirem se igualar em relação a escolaridade.

2.Já aconteceu não seres contratada por ser negra?Não que eu tenha percebido.

3. Já fostes vitima de racismo? Não diretamente, mas me sinto vitima de racismo por exemplo quando entro numa loja de cosméticos e não encontro produtos pra meu tom de pele. Pra muitos pode parecer besteira mas, nos que passamos por isso sabemos muito bem o que sentimos.

4.Como te sentes por ser MULHER e NEGRA? Feliz por ter conseguido viver sem aquela ideia de que tudo de ruim que acontece é pelo fato de ser mulher e negra, sabendo das minhas incapacidades e qualidades e reconhecendo meus erros. Feliz por conseguir com muita dificuldade fazer meu curso superior numa faculdade onde tinham apenas 2 negros na turma e saber que sou capaz de fazer qualquer coisa que eu queira e que um "branco" faz, enfim responsável por tentar melhor a posição do negro na nossa sociedade.



Hey Cute

1. Será que ainda a cor de pele influência na hora de encontrar um emprego ? Bom, eu ainda não trabalçho (tenho só 17 aninhos haha), mas espero mesmo que a cor da minha pele não influêncie na hora de eu arrumar um emprego. Hellooo, século 21 né!?

2.Já aconteceu não seres contratada por seres negra?...

3.Já foste vítima de racismo?Que eu me lembre não, graças a Deus né! E se sofresse, certeza que eu arrumaria alguma maneira de sair por cima!

4. A última e a mais importante pergunta. Como te sentes por ser MULHER e NEGRA? Me sinto uma mulher como qualquer outra, a cor da minha pele não incluencia em quem eu sou e muito menos me deferencia de outras mulheres.

Chocolat Orchid

1.Do you thing that the color of the skin influence the time to find a job? Yes and no. I think it mainly depends on your attitude when job seeking but considering that there are some whites who still think in terms of race, skin tone, and ethnicity then my answer is yes.

2.Has happened you don’t being hired for a job because you are black? No, I don't believe this has ever happened to me. At least not that I can see. I figure if I did not get a specific job then it really wasn't for me.

3. Do you were victim of racism?Be a black person living in the south part of the U.S., I would have to say yes. Alot more overt racism than outright in your face racism. Most people who commit racism don't even realize that their racist because the thoughts and ideas are so engrained into them that they don't know it. It's a socialization that takes place from birth so I think most people are as unaware of it as they are their own breathing.

4.The last and the most important question. How do you feel to be women and black? I love who I am. I love that I'm a woman. I love that I'm a black woman. I take joy in my individuality. Being black is part of what makes me who I am. I love it.

Pompom Cor-de-Rosa

1.Será que ainda a cor de pele influência na hora de encontrar um emprego? No meu caso, eu senti o preconceito somente uma vez em que um entrevistador quiz me desmotivar com comentários totalmente sem próposito. Isso já faz muito tempo, foi no início da minha vida profissional. Nunca mais aconteceu e hoje eu sou feliz na minha profissão.

2.Já aconteceu não seres contratada por seres negra? Não

3. Já foste vítima de racismo? Diretamente uma vez na escola quando eu era criança, depois de adulta já senti o preconceito por uma pessoa numa empresa em que trabalhei, mas dizem que tem muitas pessoas que são preconceituosas mas não falam, eu sou negra e me "garanto" as vezes sinto os "olhares tortos" mas eu ignoro e isso eu sei fazer bem.

4.A última e a mais importante pergunta. Como te sentes por ser MULHER e NEGRA? Me sinto linda, gosto de como sou, pois Deus me criou assim, eu sou perfeita, saudável, próspera, tenho uma família que me ama e eu amo a eles, resumindo sou muito feliz com minha cor de pele. EU ME AMO (e isso faz toda diferença).


Aromatize...ME

1. Será que ainda a cor de pele influência na hora de encontrar um emprego? Como indiquei no inicio deste post, antes de terminar a faculdade não acreditava nisso por várias razões. Mas também é verdade que só me começaram a chamar para entrevistas quando retirei "Caboverdiana" do Curriculum Vitae. Isto tudo para dizer que SIM. A cor da pele ainda é um passaporte em várias empresas, mas não vou desistir, porque já existem administradores "Open Mind".

2.Já aconteceu não seres contratada por seres negra? Acredito que sim!

3. Já foste vítima de racismo? Directamente não. Mas já tive um situação engraçada, enquanto trabalhava como operadora de caixa numa empresa de bricolage. Um dia um cliente virou-se para mim e disse: - Olhe que você até é uma preta gira. E eu respondi dizendo: as pretas são giras! Ele disse não, não. Contrapuz disendo SIM, SIM...existem pretas feias como existem brancas feias. Esta foi consideravelmente uma atitude racista/perconceituosa não parra mim em particular, mas para os africanos em geral.

4. A última e a mais importante pergunta. Como te sentes por ser MULHER e NEGRA? Eu sinto-me bem demais, adoro ser mulher por várias razões...roupas, make-up, dona de casa, sapatos, cabelo, cozinhar...etc etc. Adoro ser PRETA não preciso de solário, fico linda com cores quentes, rosas e brancos. Como se costuma dizer o preto dá com tudo. Por outro lado, acredito que a mulhres negras ainda são um pouco descriminadas, são postas de lado. Mas para mim este ponto negativo é uma oportunidade. Isto porque a nivel de make-up, cabelos, cósmetica ainda não temos muitos produtos direccionados para o nosso tipo de pele. Ums vez que sou Preta e Mulher eu gostaria de apostar e desenvolver os meus projectos nesta área. Bem estou a lutar por isso!

Espero que tenham gostado deste meu primeiro Post do Talk About...Beijos

2 comentários:

Ellen Miguel disse...

Adorei.... é complicado né...Mas tem problema não...Nos estamos aqui pra ficar e não vamos desistir nunca. Bjos...adorei este post.

Anónimo disse...

Ameeei!!!
Menina q blog tdo de bom o seu!!
Cada menina linda!!
Será q vc aceita uma branquela mestiça te seguindo?
rs...
to tel inkando,viu?!